Minha casa não tem a construção averbada, corro risco de perdê-la?

Minha casa não tem a construção averbada, corro risco de perdê-la?

A situação de uma casa que tem apenas o terreno registrado na matrícula, sem a devida averbação da construção é uma realidade muito presente.

Isso não é fator, por si só, capaz de fazer com que você perca o imóvel.

Porém é importante fazer algumas considerações que podem te prejudicar ao não ter a construção averbada.

1) O IMÓVEL SERÁ DESVALORIZADO: você pode ter gastado para fazer a construção, mas se precisar vende-lo, terá que vender abaixo do preço, porque seu imóvel pode ser considerado irregular, já que a matrícula não condiz com a realidade.

2) SE VOCÊ FOR VENDÊ-LO, A PESSOA QUE COMPRAR NÃO PODERÁ SE UTILIZAR DO FINANCIAMENTO: isso acontece porque o financiamento só é permitido quando o imóvel possui habite-se, sem o habite-se o banco não libera o financiamento.

3) QUANTO MAIS VELHA A CONSTRUÇÃO MAIOR O GASTO COM REGULARIZAÇÃO JUNTO À RECEITA FEDERAL: é importante dizer que o habite-se engloba gastos com recolhimento de INSS da obra e também recolhimento à Receita Federal, que ocorre automaticamente quando o cartório recebe a documentação para realizar a averbação da construção, e isso pode aumentar muito no bolso, pois quanto mais antiga for a construção mais alto será o valor.

Por isso, é muito importante que a realidade do imóvel esteja de acordo com as informações constante na matrícula.

Emanuelle Coltrin

Advogada especialista em Direito Imobiliário. Bacharel em Direito pela Universidade Paulista. Pós graduada em Direito Imobiliário Aplicado pela Escola Paulista de Direito. Experiência no ramo imobiliário, com foco em Regularização Imobiliária, Compra e Venda e leilões de imóveis. Expertise na área de contratos empresariais. Presidente da comissão de Direito Imobiliário da OAB de Jacareí/SP.

1 comentário

IMÓVEL QUE NÃO TEM HABITE-SE, QUAIS CUIDADOS TOMAR? – Emanuelle Coltrin Advocacia Publicado em22:08 - 7 de Fevereiro, 2022

[…] Leia também: MINHA CASA NÃO TEM A CONSTRUÇÃO AVERBADA, CORRO RISCO DE PERDÊ-LA? […]

Deixe uma resposta